Crítica do Leitor : Exorcista O : ( Quem disse que nas ruínas ; na zorra ; no tombo ; na queda ; nos cacos ; nos escombros ; ( Não Se Faz Aquela Festinha da Hora ? )- Imbatível , Insuperável , Incomparável :


No Oriente Médio-Iraque -O padre Merrin ( Max Von Sidow ), já idoso e abatido com problemas de coração , é chamado ás pressas em escavação onde artefatos antigos foram encontrados..
Dentre eles está a cabeça do demônio esculpida em uma peça de ferro.
O padre pressente que logo terá de travar uma batalha com o demônio..
Enquanto isso em Georgetown ( Washington-EUA )-mansão onde mãe ( Ellen Burstyn ) e filha ( Linda Blair )residem , começa a apresentar fatos estranhos , inclusive com a própria personalidade da garota que aos poucos vai sendo possuída pelo demônio..
Quando os médicos percebem que o problema da garota é possessão espiritual , o padre Merrin ( Max Von Sidow )e o seu auxiliar Karras ( Jason Millier ) irão á casa da garota para tentar expulsar o demônio do corpo da mesma...
Desde que Exorcista O fora lançado no início dos anos 70 , até hoje os seus sucessores tentam de todas as formas copia-lo , supera-lo , porém jamais conseguiram alcançar a dimensão obtida por ele.
Com uma trama excelente onde um padre entrará em combate com o demônio o qual possuíra o corpo de uma menina , a trama inteira do filme é uma viajem fantástica ao universo espiritual.
O suspense , o terror de forma tão explícita e visceral da possessão da menina marcam o espectador por dias após assisti-lo.
Sem tantas mortes , decapitações e banalização do terror o diretor e o cast envolvido no filme , conseguiram apresentar de forma contundente a existência do mal.
Anos se passaram e as recopias mal feitas apresentam possessões , ridículas e até constrangedoras que jamais alcançam o patamar de Exorcista.
O clima intimista , tenso , direto do filme é algo realmente surpreendente e dificilmente o espectador não ficará apavorado á situação apresentada.
Clássico é outra coisa....