
Mas... durante uma gravação pra BBC Radio, a banda conheceu John Porter, que remixou todo o CD, mas como a banda estava em turnê, o trabalho foi fragmentado.
É um álbum onde as músicas falavam sobre temas tristes como perda e rejeição, sendo nada a ver com as letras daquela metade da década. O single What Diference Does it Make colocou a banda em #2 nas paradas britânicas e foi muito bem recebido pela critica, principalmente pelas guitarras inovadores e suas letras irônicas, marca registrada da banda.
Podemos destacar também Reel Around The Fountain, música de abertura do CD, como algo tímido. Hand in Glove merece destaque pois foi o single que convenceu Travis a contratar até então aquela banda desconhecida de Manchester.
This Charming Man merece destaque por ser uma das músicas mais marcantes da banda e ser uma das favoritas dos fãs e sendo considerada umas das melhores musicas do Indie Rock. Além de originalmente não estar no álbum, mas colocada nas versões americanas do álbum, lançadas pela Sire.
Destaque também a Miserable Lie e Pretty Girls Make Graves, pela sua sonoridade diferente.
Mas a maior polêmica ficou com Suffer Little Children, sendo uma das primeiras musicas compostas pro Morrissey e Johnny Marr, que falava sobre uma série do assassinatos ocorrida na década de 60 em Manchester. As famílias das vitímas (crianças) resolveram protestar sobre a letra, onde citava alguns nomes. Mas a banda apenas quis homenagear a vitimas, tanto que uma das mães de uma das vitimas (Ann West, mãe de Lesley Ann Downey) ficou amiga de Morrissey após entender a real intenção da banda ao fazer a música.
Vale um 8,5 a essa álbum que trouxe ao estrelato uma banda até então desconhecida e que mostrou que mesmo uma gravadora independente pode produzir sim um som legal, além de atrair muitos fãs pela forma em que a banda e seus membros (principalmete Morrissey) agiam, sempre buscando mostrar a todos os grupos sociais que só porque são feios ou não seguem modas, entre outros exemplos, podem se divertir, sendo exposto pela histeria nos shows da banda.